Projeto memória

DVD “Da Arte de Subir em Telhados”

Primeiro DVD de teatro produzido e lançado no Brasil, “Da Arte de Subir em Telhados” é uma parceria entre a Armazém Companhia de Teatro e a Raça Filmes e contém a versão integral em vídeo-digital do espetáculo, além de um documentário sobre os 15 anos da companhia.

Para a edição do vídeo, o espetáculo foi gravado 21 vezes, nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina. O documentário “Armazém 15 anos” conta com depoimentos de toda a equipe, além de imagens dos espetáculos – que situam e comentam o aprimoramento da linguagem da companhia.

Dirigido por Pedro Asbeg e com coordenação geral de Paulo de Moraes, “Da Arte de Subir em Telhados” foi lançado em julho de 2002, como primeiro passo do Projeto Memória, desenvolvido pela companhia e patrocinado pela Petrobras.

“Em termos de resgate da memória teatral, é exemplar o “extra” do DVD, que por ocasião dos 15 anos do grupo, retraça passo a passo a trajetória do Armazém, colhendo depoimentos do convidado Paulo Autran (que foi Próspero, em uma antológica montagem em Londrina ) e de cada ator. Impossível não compartilhar com Autran o fascínio por esse grupo que sempre se arriscou pela paixão, ao ver por exemplo a grande atriz Patricia Selonk revivendo, em prantos, as primeiras montagens.”

Sergio Salvia Coelho
Ilustrada – Folha de São Paulo


DVD “Pessoas Invisíveis”

Lançado em agosto de 2003, o DVD de “Pessoas Invisíveis” foi todo gravado na Fundição Progresso, sede da companhia, no Rio de Janeiro. O resultado é um híbrido das linguagens do teatro, do vídeo e das HQs, para transportar para a tela pequena os muitos personagens que surgem da obra do quadrinista americano Will Eisner. Dirigido por Pedro Asbeg e com coordenação geral de Paulo de Moraes, o segundo DVD do Armazém dá continuidade ao Projeto Memória. O documentário “Raio X mostra os bastidores da montagem e tem entrevista com o diretor Paulo de Moraes.

“São centenas de imagens construídas com tamanho requinte e domínio da linguagem teatral que, após desligar a TV ficava difícil afirmar o que realmente existia na cena ou o que foi apenas sugerido pela ação dos atores. Paulo de Moraes conseguiu o que eu julgava impossível: colorir o mundo de Eisner sem trair a profunda melancolia que permeia aquelas ruas e suas gentes.”

Luiz Felipe Botelho
Jornal do Comércio - Recife



DVD “Alice Através do Espelho”

O DVD “Alice Através do Espelho” – lançado em julho de 2004 – dá continuidade ao Projeto Memória, do Armazém Companhia de Teatro. O projeto de transformar a montagem dirigida por Paulo de Moraes em registro de vídeo-digital trazia muitas dificuldades, principalmente pelas constantes movimentações – tanto dos atores quanto do público – entre um cenário e outro.

A solução encontrada (e também a grande novidade do DVD) é a inclusão da animação gráfica, fazendo as ligações entre a maioria das cenas.

A direção do vídeo é de Pedro Asbeg, com animações gráficas dos irmãos Rico e Renato Vilarouca e coordenação geral de Paulo de Moraes.

“Não por acaso a melhor peça brasileira a alcançar o suporte digital é, também, a montagem mais popular da carioca Armazém Companhia de Teatro. Essa é a terceira produção desse grupo em DVD. Bagagem que o capacita a manejar câmera e cortes com o risco do “ao vivo”. A história de Lewis Carroll foi adaptada para um espaço não convencional, com cenas em tobogã ou sob teto que cai, conforme manda a imaginação sem limites desse clássico. Os diretores Paulo de Moraes e Pedro Asbeg (Raça Filmes) dão conta desse jogo com ótimo elenco e animações.”

Valmir Santos
Ilustrada – Folha de São Paulo



DVD “Inveja dos Anjos”

Espetáculo mais premiado da temporada carioca 2008, vencedor do Prêmio Shell nas categorias de Melhor Atriz (Patrícia Selonk) e Melhor Autor (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes); e do Prêmio APTR de Melhor Espetáculo e Melhor Iluminação (Maneco Quinderé), INVEJA DOS ANJOS ganha versão em DVD.

Com patrocínio da Petrobras, o DVD “Inveja dos Anjos”, dá continuidade ao Projeto Memória, iniciado pelo Armazém Companhia de Teatro em 2002, e que já rendeu as versões em vídeo-digital de “Da Arte de Subir em Telhados” (o 1o DVD de teatro produzido no Brasil), “Pessoas Invisíveis” e “Alice Através do Espelho”, além dos livros “Para Ver com Olhos Livres” e “Espirais”.

A direção e a edição do vídeo ficaram a cargo de Pedro Asbeg (também responsável pelos DVDs anteriores), com coordenação geral de Paulo de Moraes (diretor da companhia). O espetáculo foi gravado com 6 câmeras digitais de alta definição, durante 2 dias, no Teatro Armazém, sede da companhia, na Fundição Progresso, no mês de maio. Além da versão integral do espetáculo, o DVD oferece legendas em inglês, uma faixa com comentários do diretor Paulo de Moraes e um making of da gravação (dirigido por Cavi Borges).




DVD “Antes da Coisa Toda Começar”

Espetáculo apresentado por todo o país - de Porto Alegre a Fortaleza, de Brasília a João Pessoa, de Natal a São Paulo, de Vitória a Belo Horizonte -, ANTES DA COISA TODA COMEÇAR ganha versão em DVD.

Com patrocínio da Petrobras, o DVD “Antes da Coisa Toda Começar”, dá continuidade ao Projeto Memória, iniciado pelo Armazém Companhia de Teatro em 2002.

A direção e a edição do vídeo ficaram a cargo de Pedro Asbeg (também responsável pelos DVDs anteriores), com coordenação geral de Paulo de Moraes (diretor da companhia). O espetáculo foi gravado com 6 câmeras digitais full-HD, durante 2 dias, no Teatro Armazém, sede da companhia, na Fundição Progresso. Além da versão integral do espetáculo, o DVD apresenta o curta-metragem “Eu me Via me Ver”, inspirado pelas personagens do peça e dirigido por Paulo de Moraes.